Jornada do Herói: Sua importância no mundo dos games e da H3RO

Jornada do Herói: Sua importância no mundo dos games e da H3RO

Por Lucas Lifschitz 15 de janeiro de 2024
24 views
0

Já ouviu falar que o verdadeiro tesouro está na jornada e não no destino? A jornada do herói fala um pouco sobre isso. Quer saber o que tudo isso tem a ver com a comunidade gamer? A H3RO te explica, dá uma olhada:

O que é a Jornada do Herói?

A jornada do herói é um conceito de narrativa. Ela se repete ao longo dos anos dentro de diferentes histórias, filmes, séries e jogos.

Esse termo foi desenvolvido por Joseph Campbell no livro “O Herói de Mil Faces” em 1949. Nele, o autor se aprofunda na quantidade de coincidências que existem entre uma série de histórias.

Ele enumerou todo tipo de sincronia que encontrou, criando 3 anos e 17 estágios que essa jornada do herói teria.

A teoria de Campbell se tornou conhecida. Por isso, muitos autores começaram a desenvolver suas próprias versões do que entendiam como a jornada do herói

Mas o que é um herói?

Quando estamos falando sobre jornada do herói, é comum imaginar aquela imagem construída há muito tempo atrás em nossa cabeça. Ainda mais se você não está familiarizado com a visão dessa narrativa.

Um herói, nada mais é do que o personagem central da história. Isso significa que nem sempre será um homem musculoso, corajoso e superpoderoso. Na verdade, é uma pessoa comum.

Pode ser um homem ou uma mulher, criança ou adulto, humano ou místico. Essa pessoa comum passará por cada pedaço da jornada. A grande sacada é, justamente por enfrentar esse caminho é que essa pessoa se torna um herói ou heroína.

Um herói é aquele que enfrentou seus próprios medos, recebeu ajuda, errou e aprendeu. Com ou sem super-poderes.

A jornada do herói

Como dissemos anteriormente, Campbell dividiu o seu conceito em atos e estágios. Só que os últimos passos da jornada do herói acabam sendo mostrados muito rapidamente em filmes, séries ou jogos. Pensando nisso, resolvemos trazer os passos principais para você:

Ato I – A Partida

1. O mundo comum e o chamado à aventura

É o início de tudo. O herói está vivendo sua vida em seu mundo comum quando algo inesperado acontece. O personagem recebe um sinal, vindo de outra pessoa ou de uma situação.

2. A recusa ao chamado

O personagem enfrenta dificuldade em aceitar o desafio de uma nova realidade. Esse passo da jornada do herói é muito comum em filmes, como nas sagas Harry Potter ou Senhor dos Anéis.

3. Encontro com Mentor

Outro passo super comum. O herói precisa de uma ajuda externa para conseguir trilhar o resto do caminho. Esse auxílio pode vir de um mentor ou de um acontecimento sobrenatural. Além de dar um certo empurrão para a jornada acontecer, esse mentor fornece conselhos e incentivos.

4. Travessia do Primeiro Portal

A aventura começa. Nosso herói finalmente aceita o desafio imposto. Aqui, podemos fazer uma analogia a Alice entrando na toca do coelho e se deparando com um mundo completamente novo.

Ato II – A Iniciação

5. A Estrada de Provas

Nesse ponto da jornada do herói, o personagem precisa ser testado. Os desafios se tornam maiores, os inimigos aparecem, mas em contrapartida, aliados também. Por outro lado, também podemos dizer adeus a outros personagens.

6. Aproximação da Caverna Secreta

As dificuldades dos testes vão aumentando. A grande provação está se aproximando e o herói precisa se preparar para essa batalha. A luta final acontece.

7. A Tentação

Os valores morais do herói são colocados à prova. Essa parte da jornada do herói pode acontecer de duas formas. A primeira é quando o outro lado tenta convencer o personagem a juntar-se aos malvados. A segunda alternativa é quando uma escolha crucial é colocada à frente, como escolher entre salvar a vida de quem o herói ama ou de uma população inteira.

8. A Conquista

A missão foi cumprida. Agora, o herói pode comemorar porque sua aventura valeu a pena. Vidas podem ter sido salvas, grandes eventos catastróficos podem ter sido evitados e por aí vai.

Ato II – O Retorno

9. A Recusa ao Retorno

Lembra quando o herói não queria desistir da sua vida comum e se aventurar? Agora, é o contrário. O personagem gostou da aventura e da vida que criou ao redor dessa história. Por isso, ele não quer voltar para casa.

10. O Caminha de Volta

O herói finalmente aceita retornar. Diante disso, as reflexões sobre os aprendizados durante toda a jornada começam a surgir.

11. O Senhor de Dois Mundos

A evolução do herói é percebida. Ele se dá conta de que jamais voltará a ser quem era antes e que também não será a pessoa que viveu aquela aventura para sempre. O personagem se torna algo novo a partir de toda essa experiência.

12. A Liberdade para Viver

É nesse passo da jornada do herói que todos conseguem seguir com suas vidas.

Cada passo representa um momento importante dentro do caminho percorrido pelo personagem. Vale lembrar que nem sempre a jornada do herói é seguida à risca. É possível trocar a ordem dos estágios ou os detalhes dos fatos, uma vez que se conhece o conceito.

Herói x H3RO

A construção e o desenvolvimento da história dentro jogos é o que nos faz acreditar tanto na missão final. E consequentemente, colocarmos toda nossa energia na gameplay até vencer.

Assim como na jornada do herói, a H3RO também acredita na construção. Essa mesma visão é verídica na comunidade gamer. Quando alguém se interessa por videogame, é necessário uma construção até que essa pessoa se torne (um dia) um player pro.

Estamos aqui para cada passo da sua jornada do herói dentro da comunidade gamer – entretenimento, notícias, produtos, novas tecnologias, diversão e informações de qualidade.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados.*